“No setor de gás, temos visto uma recuperação na produção após vários anos de queda. Isso se deve à crescente demanda no mercado interno, ao desenvolvimento da petroquímica e ao aumento das exportações de gás”, diz o artigo publicado pelo Vice Primeiro-ministro na revista Energeticheskaya Politika.
O responsável acrescentou que o crescimento do setor energético também se refletiu nas exportações do recurso por gasoduto em 15,6 % (119 bilhões de metros cúbicos) e nas de gás natural liquefeito (GNL) em quatro pontos percentuais (47,200 bilhões de metros cúbicos).
Novak também comentou sobre o lançamento da produção de gás no campo Severo-Chaselskoye, com uma produção anual de mais de três bilhões de metros cúbicos de GNL e 0,1 milhão de toneladas de condensado de gás. A produção comercial de hidrocarbonetos também foi lançada no campo de Urengoy, no norte do país, disse ele.
O novo complexo de produção garantirá um fornecimento anual de até cinco bilhões de metros cúbicos de gás e 1,5 milhão de toneladas de condensado, disse ele.
Em outra seção do artigo, o vice-primeiro-ministro descreveu dados preliminares indicando que o crescimento econômico do gigante eurasiano foi de quatro por cento no ano passado.
“Nos últimos anos, a economia russa demonstrou sua capacidade de se desenvolver com sucesso, apesar dos eventos externos. O ano passado terminou com dinâmica positiva em indicadores-chave. De acordo com dados preliminares, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu quatro por cento”, disse o funcionário .
Novak acrescentou que os indicadores financeiros de Moscou aumentarão em 13 pontos percentuais entre 2020 e 2024.
Os principais incentivos, ele enfatizou, foram os investimentos, que aumentaram mais de 37%, e a indústria. O fluxo de dinheiro para o último setor aumentou em quase 16%.
Nesse sentido, ele destacou que o complexo energético continua sendo um setor industrial fundamental e um dos que mais atrai investimentos. Sua contribuição para o PIB é de 20%, e 10,5 trilhões de rublos foram investidos neste setor no ano passado.
Em setembro de 2024, o Ministério do Desenvolvimento Econômico elevou sua previsão de crescimento do PIB russo de 2,8 para 3,9 % para o mesmo ano. Eles preveem que a economia crescerá entre 2,5 e 2,8 pontos percentuais até 2027.
npg/odf/ls