4 de February de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba fortalece a unidade da América Latina diante das ameaças dos EUA

Cuba fortalece a unidade da América Latina diante das ameaças dos EUA

Havana, 4 fev (Prensa Latina) Cuba defende o fortalecimento da cooperação das nações latino-americanas e caribenhas para enfrentar as ameaças e os novos desafios que representam as ordens executivas do governo de Donald Trump.

Durante sua fala ontem, de forma virtual, na 12ª cúpula extraordinária da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Acordo de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), o presidente denunciou o uso dessas medidas por parte de Washington como arma de chantagem e pressão política.

Ele advertiu que o governo dos EUA pretende impor a submissão ou a agressão como opções para suas relações com os países da região.

Diante da contraofensiva imperialista, enfatizou, a capacidade de coordenação regional será vital para exigir o que “nos pertence por direito”, razão pela qual ele pediu uma resposta unida e solidariedade global.

Nesse sentido, destacou que o fortalecimento de uma agenda econômica ALBA-TCP baseada na complementaridade, que aproveite todo o potencial de cada país, é uma prioridade.

Ressaltou a importância da Agenda Estratégica 2030 da Aliança e mencionou a importância de promover iniciativas como a AgroALBA.

Ele especificou que é necessário trabalhar bilateralmente para estabelecer modalidades que contribuam para aumentar a produção de alimentos e garantir a segurança nutricional das nações da região.

Díaz-Canel também se referiu às deportações violentas e indiscriminadas de migrantes dos Estados Unidos, às detenções arbitrárias e a outras violações, que ele descreveu como inaceitáveis.

Ele denunciou que, desde 20 de janeiro, a nova administração dos EUA tem demonstrado total desprezo pelos povos da América Latina e do Caribe, por meio de mentiras, manipulação e uso de epítetos racistas.

O estabelecimento de um centro de detenção na base naval ilegal dos EUA em Guantánamo, onde dezenas de milhares de pessoas serão presas, constitui um ato bárbaro, disse ele.

Na reunião, o presidente cubano expressou sua gratidão pelo apoio e pelos esforços de vários governos da região para pedir a exclusão de Cuba da lista do Departamento de Estado dos EUA de países que supostamente patrocinam o terrorismo.

npg/evm/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES