A Agência Meteorológica do Japão (JMA) registrou uma quantidade recorde de neve nas últimas horas em Hokkaido, a ilha mais ao norte do Japão, e grandes acumulações nas regiões vizinhas.
Enquanto isso, em Honshu, a maior e mais populosa ilha do Japão, onde fica a capital, nevascas de mais de 10 centímetros caíram em apenas três horas em áreas voltadas para o Mar do Japão.
A JMA e o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo emitiram um alerta conjunto sobre fortes nevascas no norte com prováveis impactos no oeste do país.
O impacto do sistema de baixa pressão pode durar vários dias, com ventos fortes que causarão mares bastante agitados em algumas áreas costeiras.
De acordo com a previsão da JMA, há possibilidade de fortes nevascas até mesmo nas ilhas de Kyushu e Shikoku, no sudoeste e oeste do arquipélago, onde raramente cai neve.
A Agência Meteorológica pediu à população que fique atenta aos transtornos de trânsito causados por acúmulo de neve, nevascas, ondas, além de cortes de energia, quedas de árvores e avalanches, pois prevê condições climáticas instáveis para o restante da semana.
lam/msm/ls