5 de February de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Parlamento hondurenho retoma debate sobre Orçamento Geral de 2025

Parlamento hondurenho retoma debate sobre Orçamento Geral de 2025

Tegucigalpa, 4 de fev (Prensa Latina) O Congresso Nacional (CN) de Honduras retomará hoje o debate sobre o Orçamento Geral de 2025, cuja aprovação continua incerta devido à rejeição dos partidos Nacional e Liberal, principais partidos da oposição.

A leitura e discussão das contas públicas deste ano fiscal começou na última terça-feira, mas foi impossível prosseguir devido à ausência dos parlamentares nacionalistas na câmara.

O presidente da CN, o governante Luis Redondo, manifestou ontem confiança de que conseguirá chegar a um consenso com os partidos da oposição para dar luz verde nos próximos dias ao projeto de receitas e despesas do Estado para este ano.

“Esta semana buscaremos um consenso para dispensar o próximo debate e discuti-lo em um terceiro e último debate”, disse Redondo aos repórteres.

Ele alertou que, se o orçamento não for aprovado, os aumentos salariais previstos para profissionais de saúde e professores, bem como a verba especial para as eleições primárias de março e as transferências para os municípios, não poderão ser implementados.

Segundo o líder do poder legislativo, a razão pela qual os deputados da oposição se recusam a certificar as contas é que este é um ano eleitoral, referindo-se às primárias e às eleições gerais de novembro próximo.

Eles não querem ver que o governo está realmente trabalhando e cumprindo seus compromissos, disse Redondo.

Por sua vez, o chefe do bloco parlamentar do Partido Liberdade e Refundação (Libre), Rafael Sarmiento, mostrou-se otimista quanto à obtenção de pelo menos 65 votos — maioria simples — para aprovar os projetos de lei em benefício do país.

Aprovado em setembro passado pelo governo da presidente Xiomara Castro, o Orçamento Geral ascende a 430.907 milhões de lempiras — cerca de 17.236 milhões de dólares —, um aumento de 5,8% em relação a 2024.

Segundo a administração central, a prioridade para o atual ano fiscal é o investimento público e social, com quase 98 bilhões de lempiras (cerca de quatro bilhões de dólares), alocados em setores-chave como educação, saúde e segurança alimentar.

No início do ano, o presidente hondurenho pediu aos nacionalistas e liberais que aprovassem a Lei de Justiça Tributária e as contas públicas, que incluem os recursos para continuar com a construção de hospitais e outras obras de infraestrutura.

O Libre não tem maioria parlamentar suficiente, fixada em 65 de um total de 128 assentos, para aprovar seus projetos e iniciativas.

lam/edu/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES