O vice-diretor geral do RRS, Biruhtesfa Mulugeta, e o enviado especial do Ministério das Relações Exteriores da Holanda para migração, Peter Schuurman, presidiram a reunião, que marcou um passo significativo no sentido de fortalecer os laços bilaterais sobre migração e o compromisso de encontrar soluções sustentáveis para os desafios da migração.
Mulugeta enfatizou a necessidade de desenvolver medidas eficazes para gerenciar os desafios relacionados à migração, destacando a importância de estabelecer uma estrutura sustentável que priorize as necessidades e os direitos dos refugiados e dos migrantes que retornam.
Destacou a importância da colaboração contínua entre os dois países para gerenciar melhor a migração e promover o entendimento mútuo da governança da migração.
Por sua vez, Schuurman elogiou o compromisso da Etiópia em formar parcerias construtivas com as partes interessadas internacionais para proteger os direitos e a dignidade dos migrantes, especialmente aqueles que retornam ao seu país de origem.
Expressou o entusiasmo dos Países Baixos em apoiar o roteiro “Makatet” (amárico para “inclusão”) do país africano, citando seu alinhamento com os mecanismos de resposta global para lidar com situações de deslocamento.
oda/nmr/bm