A Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) especificou que, em colaboração com a Corporação Financeira Africana e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África, está a organizar o evento que terá lugar à margem da 38ª Sessão Ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.
O fórum, subordinado ao tema “Do potencial à prosperidade: Ativar as cadeias de valor regionais de África”, baseia-se no trabalho da CEA, das comunidades económicas regionais e de iniciativas governamentais para identificar projetos financiáveis em todo o continente que promovam o investimento e facilitem a criação de empregos e riqueza.
Segundo a fonte, as cadeias de valor regionais africanas oferecem um ponto de entrada estratégico, através do qual os investidores podem participar na industrialização acelerada do continente e garantir uma posição segura num mercado em rápida expansão.
Nesse sentido, o fórum facilitará um entendimento comum da atual procura e oferta de financiamento, conhecimento que moldará o apoio analítico e operacional fornecido pelo CEA para o desenvolvimento desse modelo teórico.
Visa também melhorar a consciência das cadeias de valor regionais e das zonas económicas especiais a nível nacional, sub-regional, continental e internacional. As cadeias agroindustrial, pecuária e farmacêutica terão destaque no evento.
Os participantes virão de governos, empresas privadas, parceiros de desenvolvimento, investidores nacionais e internacionais, instituições financeiras e sociedade civil.
Desde a sua criação em 2018, o Fórum Empresarial de África promove o diálogo entre governos, investidores, prestadores de serviços, promotores de projetos e outras partes interessadas sobre desafios, oportunidades e ações para acelerar a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2063 da União Africana.
oda/rmn / fav