“Parece que ele não consegue dormir sem pensar em Cuba, Nicarágua e Venezuela. Será que é porque, apesar do ódio que ele exala e de seu desejo de causar danos com bloqueios, sanções e agressões, esses povos o derrotaram repetidas vezes com dignidade e firmeza?”, escreveu o diplomata sênior em sua conta no Telegram.
Gil afirmou que o rancor de Rubio nada mais é do que a raiva de um burocrata frustrado que não suporta ver nações soberanas enfrentando-o e quebrando seu roteiro.
Ele disse que os únicos inimigos da humanidade são aqueles que, com suas máquinas de guerra e abuso, vêm semeando o caos e a miséria em todo o mundo há décadas.
“Mas Cuba, Nicarágua e Venezuela mostraram que não se curvarão, que não se venderão, que não cederão”, enfatizou.
Ele enfatizou que isso é algo que “o porta-voz dos fracassados e seus lacaios não podem suportar, porque eles se chocam repetidamente contra a dignidade do povo”.
O ministro das Relações Exteriores da Bolívia pediu ao secretário de Estado dos EUA que “continue com sua obsessão doentia”. “Continuem latindo, nós estaremos aqui, de pé, derrotando suas fantasias como sempre: com soberania, com resistência e de cabeça erguida”, observou.
Rubio, que está viajando por vários países da América Latina e do Caribe, descreveu ontem na Costa Rica Cuba, Nicarágua e Venezuela como “inimigos da humanidade” e os culpou por serem responsáveis pela crise migratória, uma situação que não poucos governos atribuem às políticas discriminatórias de Washington.
mem/jcd/bm