Os filmes clássicos e atuais que gozam da apreciação do público e da crítica especializada terão o seu espaço no Cinema 23 e 12, habitual sede da prestigiada entidade cultural, considerada uma casa de salvaguarda do património cinematográfico a par do bom cinema.
Na programação, inserida no ciclo “65º Aniversário da Cinemateca Cubana!”, haverá uma seleção de filmes restaurados e uma exposição acompanhada de exposição de cartazes dedicados ao ator italiano Marcelo Mastroianni no lobby do referido cinema.
A abertura do evento ficará a cargo do filme “Porte des Lilas” (Porte des Lilas, 1957) do renomado diretor René Clair.
Esta sede cultural está vinculada ao Instituto Cubano de Arte e Indústrias Cinematográficas (Icaic), uma das entidades mais prestigiadas do país, e realiza um trabalho louvável na preservação e salvaguarda do património cinematográfico nacional e internacional.
Seu interior também protege os documentos da história do cinema que se encontram em seus cofres, sejam eles livros, revistas, cartazes, ensaios e resenhas de filmes.
Desde a sua criação, a Cinemateca de Cuba tem como objetivo estabelecer um diálogo sustentado e permanente entre o espectador e o cinema, atual e que hoje é considerado clássico.
Uma dessas premissas é a sua abertura como casa de estudo e consulta, permitindo o acesso a materiais de interesse sobre a sétima arte e sua história.
mem/dpm / fav