O embaixador do país caribenho na China, Alberto Blanco, escreveu em sua conta pessoal na rede social X que essa medida reafirma o enorme “potencial de expansão da cooperação bilateral nesse setor”.
O governador da província de Shanxi, Jin Xiangjun, destacou a importância de garantir os fatores-chave e os serviços de apoio necessários para esse trabalho conjunto de pesquisa e desenvolvimento e industrialização de medicamentos.
De acordo com o site oficial do governo municipal de Changzhi, o objetivo do projeto é promover um progresso significativo na produção de produtos biofarmacêuticos de anticorpos em Shanxi.
“A cidade de Changzhi está se concentrando em áreas como informação eletrônica, energia nova, biomedicina e fabricação de equipamentos de ponta, e está trabalhando para cultivar um parque industrial de vários bilhões de yuans, bem como para construir uma zona de demonstração provincial para transformação e reforma abrangentes”, acrescenta o site oficial.
O embaixador Blanco assegurou recentemente que os vínculos entre a China e Cuba no setor de biotecnologia vêm se desenvolvendo de forma crescente e satisfatória nos últimos 20 anos.
O alto nível das relações políticas entre nossos dois países e a estreita amizade entre nossos povos nos permitem continuar fortalecendo uma aliança estratégica com resultados importantes e grande potencial”, acrescentou.
Em entrevista à Prensa Latina, Bai Xianhong, presidente da joint venture Biotech Pharmaceuticals Limited (BPL), elogiou a contribuição de cientistas e especialistas cubanos.
Ele também descreveu o GLP como a maior colaboração entre as duas nações no campo de produtos biofarmacêuticos e lembrou o sucesso do primeiro anticorpo monoclonal humanizado do gigante asiático.
O Nimotuzumab proporcionou um tratamento eficiente contra o câncer para mais de 300.000 pacientes chineses”, disse ele.
Ele também disse que a cooperação com Cuba continuará nos próximos anos, a joint venture melhorará a capacidade de produção de anticorpos monoclonais e estabelecerá linhas de perfusão líderes mundiais baseadas em cultura de células de mamíferos.
jha/idm/bm