O programa dedicado ao 65º aniversário dessa instituição inclui filmes representativos como “Puerta de lilas” (René Clair, 1957).
Durante esses anos, a Cinemateca de Cuba realizou um intenso trabalho de pesquisa e a publicação de cinco volumes da ‘Bitácora del cine cubano’ é uma motivação para isso, de acordo com o site digital La Jiribilla.
O atual diretor da entidade, que está ligada ao Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic), além de pesquisador, Luciano Castillo, disse que a razão fundamental para uma Cinemateca é a preservação do patrimônio cinematográfico do país.
Para a comemoração, que começou nesta quinta-feira, foi elaborada uma programação com filmes representativos, incluindo “De Olhos Bem Fechados”, do cineasta Stanley Kubrick (1999); “Napoleão” (1927) e “Blade Runner”, de Ridley Scott (1982).
O trabalho de diretores como Marco Bellocchio (The Rapture, 2023), Kubrick, Clint Eastwood (Breezy, 1973) e Scott fazem parte desse ciclo, com uma seleção representativa das diversas estéticas do cinema, expondo os estilos e as marcas autorais desses diretores.
Esta primeira parte do ciclo “65º Aniversário da Cinemateca de Cuba” será encerrada no domingo, 9 de fevereiro, e é uma oportunidade para que muitos conheçam o trabalho desenvolvido pela instituição com o objetivo de preservar o cinema cubano e sua história.
jha/dpm/jb