O lançamento foi realizado no icônico Hotel Nacional de Cuba, um ambiente que Barré diz ser adequado para a apresentação dessa nova joia da linha Havana Club, parte da icônica série de runs Tributo.
Barré lembrou que o primeiro showcase do rum Tributo foi realizado em 2016 para celebrar o know-how dos mestres do rum, cujas habilidades criativas e inovadoras nos trazem esses produtos excepcionais.
“É uma noite para celebrar a tradição, a inovação e a colaboração internacional”, disse Barré, observando que o Tribute 2025 nasceu da excelência cubana e da herança do uísque irlandês.
Esse excepcional rum cubano, meticulosamente envelhecido e finalizado em barris de Redbreast Single Pot Still Irish Whiskey da destilaria Midleton em Cork, Irlanda, certamente agradará aos amantes de bebidas alcoólicas mais exigentes, disse ele.
Durante a noite, Barré fez outra revelação, o novo design da série Tribute, que chegará gradualmente aos mercados.
Na opinião de Barré, é uma garrafa que atende aos padrões internacionais de luxo e, ao mesmo tempo, lembra a arquitetura da cidade de Havana, em especial suas mais belas casas ou palácios.
O design inclui o logotipo de La Giraldilla, guardiã da cidade, e uma referência aos Maestros del ron cubano, reconhecendo-os como mestres da cultura do rum cubano.
O Tributo 2025 estará disponível em mais de 20 mercados internacionais a partir de abril, com um preço de 450 euros por garrafa. Em Cuba, o produto estará disponível a partir de 6 de fevereiro de 2025.
A HCI alcançou um crescimento de 8% em valor no ano fiscal de 2024, exportando para mais de 125 países, excluindo os Estados Unidos devido às barreiras comerciais e econômicas de Washington contra Cuba.
Os principais mercados para a Havana Club são Alemanha, França, Itália e Espanha, seguidos pelo Reino Unido, México, Canadá, Chile e Argentina. Os produtos Havana Club ganharam 58 prêmios em 2024 e 518 desde 1994, em todo o mundo.
jha/tdd/bm