No dia anterior, a chefe de estado recebeu Yang em sua residência oficial e garantiu a ele a participação ativa e construtiva da nação sul-asiática em todas as atividades da ONU a serem organizadas este ano, como a Quarta Conferência de Financiamento para o Desenvolvimento e a Terceira Conferência Oceânica da ONU.
Murmu enfatizou a necessidade de uma reforma rápida e abrangente dos principais órgãos multilaterais, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, para refletir as realidades globais contemporâneas.
A presidente indiana apreciou a ênfase de Philemon Yang na ciência e na abordagem baseada em dados para o desenvolvimento sustentável, além de sua visão inclusiva.
Ela também elogiou sua liderança na adoção do “Compact for the Future” na Cúpula em Nova York, em setembro de 2024.
A reunião também discutiu as relações bilaterais estreitas e amigáveis entre a Índia e Camarões, que cresceram de forma constante ao longo dos anos, especialmente em parcerias de desenvolvimento e capacitação.
Murmu destacou o vínculo especial da Índia com a África e lembrou que, durante a presidência indiana do Grupo dos 20 (G20) em 2023, a União Africana foi incluída como membro permanente dessa organização.
Anteriormente, o presidente da 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU conversou com o ministro das Relações Exteriores Subrahmanyan Jaishankar sobre várias questões da agenda da ONU, incluindo a necessidade de reformas no órgão internacional.
Eles também trocaram opiniões sobre questões regionais, globais e de desenvolvimento, e Jaishankar aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão pela liderança e orientação do ex-primeiro-ministro de Camarões como presidente da 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
Como parte de sua visita, Yang depositou uma coroa de flores em Rajghat, o santuário em homenagem a Mahatma Gandhi, Pai da Independência da Índia.
Antes de deixar a Índia, o funcionário da ONU deve visitar Bangalore e conhecer a Infosys Limited, uma empresa multinacional de tecnologia com sede na Índia, que fornece serviços de consultoria de negócios, tecnologia da informação e terceirização.
Ele também irá ao Instituto Indiano de Ciência, onde terá um intercâmbio com especialistas sobre inovações locais em vários campos como sustentabilidade, infraestrutura pública digital, entre outros.
jha/lrd/jb