O Partido Aam Admi (AAP), a outra força política vencedora, não alcançou a maioria, com apenas 22 cadeiras, segundo os dados oficiais da contagem de votos divulgados no dia anterior.
Depois de comemorar os resultados, o ministro-chefe da Índia prometeu uma infraestrutura urbana de classe mundial para Délhi.
Ele expressou satisfação pelo fato de todos os setores da sociedade terem votado no BJP em grande número e destacou a participação das mulheres na vitória de seu partido.
Da mesma forma, Modi agradeceu ao povo de Delhi por confiar no partido para levar a capital nacional a novos patamares.
De acordo com a Comissão Eleitoral, o coordenador nacional da AAP e ex-ministro-chefe de Délhi, Arvind Kejriwal, perdeu a cadeira na assembleia de Délhi para Parvesh Verma, do BJP, por uma grande margem.
Kejriwal, que serviu no hemiciclo legislativo da capital por mais de 10 anos, reconheceu sua derrota, parabenizou o BJP pela vitória e expressou esperança de que todas as promessas pelas quais o povo votou sejam cumpridas.
No entanto, ele considerou memorável o trabalho realizado pelo AAP nas áreas de “saúde, educação e infraestrutura” durante a última década e garantiu que seu partido desempenhará um “papel construtivo” na oposição.
Enquanto isso, a líder do Congresso Nacional Indiano, Priyanka Gandhi, juntou-se às felicitações ao partido vencedor e refletiu sobre o desempenho desanimador de sua organização política, que não conseguiu conquistar uma única cadeira dentre as 70 cadeiras em disputa.
“Era muito óbvio em todas as reuniões que as pessoas queriam mudanças. Elas votaram pela mudança. Meus parabéns àqueles que venceram. Para o restante de nós, isso significa simplesmente que temos que trabalhar mais, permanecer no local e responder aos problemas das pessoas”, disse ele.
Por outro lado, o secretário geral nacional do Partido Comunista da Índia (CPI), D. Raja, pediu aos partidos do bloco oposicionista Aliança Inclusiva para o Desenvolvimento Nacional da Índia, especialmente o Congresso, que aprendam as lições certas com os resultados.
Ele disse que o Congresso, sendo o maior partido secular do país e com presença em toda a Índia, deveria refletir sobre como criar unidade entre as organizações políticas da oposição.
mem/lrd/mb