A Secretaria de Planejamento e Programação da Presidência (Segeplán) aprovou recentemente a cooperação para a realização da primeira etapa dos estudos necessários, cobrindo um trajeto de pouco mais de 40 quilômetros desde o Aeroporto Internacional La Aurora.
As etapas seguintes serão avaliadas e aprovadas conforme o avanço do processo, explicou o Instituto responsável pelo setor turístico, levando em consideração as grandes expectativas sobre o projeto.
O Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE) anunciou a aprovação de uma doação de 250 mil dólares para realizar, em seis meses, um diagnóstico inicial das alternativas viáveis. A instituição financeira contratará especialistas e empresas para conduzir os estudos técnicos. Além de melhorar a mobilidade, o teleférico também reduzirá o impacto ambiental do transporte na região.
Durante o Fórum Empresarial de Mobilidade, realizado em Antigua Guatemala, no departamento de Sacatepéquez, no dia 10 de janeiro, foram revelados detalhes sobre o projeto. Na ocasião, o diretor do Instituto Nacional de Turismo, Harris Whitbeck, afirmou que os estudos de pré-viabilidade para a construção desse sistema de transporte estavam prestes a começar.
A Governadoria Departamental de Sacatepéquez informou que a empresa austríaca Doppelmayr está promovendo a iniciativa, com um modelo de transporte reversível movido por um ou dois cabos de tração.
Em uma reunião realizada na última quinta-feira no Congresso da Guatemala, com a participação de diversas partes envolvidas, foi estimado que o custo do projeto pode chegar a 250 milhões de dólares.
“O projeto representa uma grande oportunidade econômica em nível local e regional, pois atrairá um grande fluxo turístico”, afirmou Iván Azurdia, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Produtos do Instituto de Turismo.
Além disso, o teleférico impulsionará o desenvolvimento socioeconômico, gerará empregos e atrairá investimentos para o país, destacou o funcionário.
O prefeito Ricardo Quiñónez confirmou, no final de janeiro, que foram solicitadas as permissões para a construção de um teleférico dentro da capital, um projeto que estava parado desde o final de 2020.
Essa outra obra estratégica para o turismo facilitará o deslocamento entre os municípios de Guatemala e Mixco, em um percurso aproximado de 89 quilômetros, com duração de 28 minutos. O sistema contará com mais de 490 cabines, cada uma com capacidade para 12 passageiros.
mem/znc/mb