10 de February de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

França acolhe cúpula sobre inteligência artificial

França acolhe cúpula sobre inteligência artificial

Paris, 10 de fev (Prensa Latina) A França sediará hoje nesta capital uma Cúpula para Ação sobre Inteligência Artificial, um fórum de dois dias com a participação de chefes de Estado, líderes governamentais, empresários e pesquisadores de uma centena de países.

O renovado Grand Palais, ladeado pelos Champs-Élysées e pela ponte Alexandre III, será o cenário do evento copresidido pela França e pela Índia, onde o presidente anfitrião, Emmanuel Macron, espera posicionar seu país na corrida pelo desenvolvimento de uma disciplina científica com enorme potencial.

Entre as personalidades esperadas estão o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, o chanceler alemão Olaf Scholz, o vice-presidente dos EUA J. D. Vance, o vice-primeiro-ministro chinês Zhang Guoqing e a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen.

Há grande expectativa em torno da presença ou ausência do polêmico bilionário Elon Musk, dono da X, criador da Tesla e da SpaceX e autoridade no governo Donald Trump.

Algumas vozes na França pediram a demissão de Musk, dado seu apoio aberto à extrema direita europeia, particularmente ao partido alemão AfD, uma posição considerada intervencionista.

Macron anunciou o objetivo de promover padrões comuns na cúpula que garantam a proteção dos direitos humanos e ambientais, bem como a integridade da informação e da propriedade intelectual no uso e promoção da IA.

Em outra ordem, ele instou a União Europeia a aproveitar o fórum para promover este ramo que está destinado a revolucionar a forma de trabalhar, a fim de evitar ficar presa na competição entre os Estados Unidos e a China, as potências dominantes no setor.

O encontro não está isento de críticas, devido à participação de figuras ou representantes de gigantes tecnológicas estadunidenses, como Google e Microsoft.

Para o líder da França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, em vez de apostar na independência de potências estrangeiras no campo da IA, Macron busca o oposto.

Segundo Mélenchon, ao anunciar a criação de 35 data centers em solo francês, o presidente fortalecerá os players já dominantes, os ramos de nuvem da Amazon e da Microsoft, que controlarão mais informações e, portanto, os Estados Unidos, “um círculo vicioso” que ele pediu que fosse quebrado.

Nesse sentido, o candidato presidencial múltiplo considerou que a França deveria tentar se libertar da “influência tecno-feudal de Elon Musk e outros bilionários do Vale do Silício”.

jcm/wmr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES