10 de February de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

México busca reivindicar as mulheres indígenas, sua língua e história

México busca reivindicar as mulheres indígenas, sua língua e história

Cidade do México, 10 fev (Prensa Latina) O governo mexicano continua hoje a promover a reivindicação das mulheres indígenas, sua língua e história com o lançamento de uma programação de atividades culturais. Como parte do Ano da Mulher Indígena, celebrado neste país em 2025, em 21 de fevereiro a esplanada do Museu Nacional de Antropologia acolherá ‘LenguAbuelas: La ancestralidad tiene origen’, uma homenagem às línguas nativas com música e poesia falada.

Também como parte da programação e inaugurada no dia 1º, a exposição ‘Mesoamerican Huastecan Women: Goddesses, Warriors and Governors’ abre suas portas até 27 de julho no Museo Regional de la Laguna, no estado de Coahuila, norte do país.

Enquanto isso, Estações Interpretativas dedicadas a elas, um evento mais relacionado ao patrimônio vivo, serão realizadas em abril no Museu de Antropologia, e ‘Mujeres mesoamericanas: gobernadoras mexicanas’ será apresentado em setembro na Casa do México na Espanha.

Além disso, em 15 de março, será realizado o Encontro Nacional de Mulheres Escritoras em Línguas Indígenas; de 9 a 31 de agosto, o primeiro Festival de Dança Negra e, de novembro de 2025 a março de 2026, a exposição ‘Grabadoras de historias: mujeres en la gráfica de los pueblos de México’.

As atividades, organizadas pelo Ministério da Cultura, também incluem um concerto de grupos musicais fundados por ou formados por mulheres e um ciclo no Arquivo Nacional de Cinema com 15 filmes de diretoras de povos indígenas.

Outras propostas incluem uma exposição de tecelagem e bordados de várias culturas; o tradicional concurso ‘A qué sabe la patria’, com a participação de cozinheiras nacionais, e reuniões de intérpretes e tradutores de idiomas nativos.

“Há muitas atividades este ano dedicadas às mulheres indígenas, ao idioma, à história e também às mulheres indígenas de hoje que queremos reivindicar”, disse a presidente Claudia Sheinbaum, referindo-se à iniciativa dos últimos dias.

jcm/las/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES