O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiankun, enfatizou a força desse movimento global e o papel de liderança da China como defensora de uma ordem multipolar.
Segundo o porta-voz, um relatório da Conferência de Segurança de Munique reflete a crescente aceitação internacional da multipolaridade.
“Acreditamos que esta é uma tendência fundamental no mundo de hoje e uma mudança irreversível”, disse ele.
Segundo Guo, a China promove um modelo de globalização econômica inclusiva e uma multipolaridade organizada e equilibrada.
A nação reafirmou seu compromisso com o multilateralismo genuíno, a democratização das relações internacionais e a promoção da cooperação global sob os princípios da Carta das Nações Unidas.
O porta-voz observou que Beijing contribui significativamente para o crescimento econômico global, sendo responsável por cerca de 30% do crescimento econômico global anualmente.
Ele também disse que o país está disposto a trabalhar com outros para enfrentar os desafios globais, promover o desenvolvimento e garantir a estabilidade em nível global.
O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, fará uma viagem ao Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Estados Unidos (ONU) e África do Sul de 12 a 21 de fevereiro.
Na Alemanha, ele participará da 61ª Conferência de Segurança de Munique, onde falará no fórum dedicado ao país asiático. lam/idm/ls