A instalação buscaria garantir a conectividade do país com a rede global de telecomunicações, de acordo com uma reportagem do jornal El Mundo.
Nesta segunda-feira, a Comissão de Finanças e Orçamento Especial da Assembleia emitiu um parecer favorável para incorporar recursos ao orçamento geral do Estado 2025, no ramo da Economia, para iniciar o projeto que melhorará a conectividade digital no país. O comitê considerou apropriado incorporar 84,6 milhões de dólares na linha especial da Superintendência Geral de Eletricidade e Telecomunicações (Siget), para financiar a primeira fase do “Programa para fortalecer a soberania da conectividade: cabo submarino”.
Os fundos alocados para o projeto cobrem o design, a construção, a colocação, a instalação e o comissionamento de um cabo submarino que conectará o país à rede global de telecomunicações.
Os recursos, se aprovados pelo plenário nesta quarta-feira, deverão ir para o orçamento do Ministério da Economia, na unidade orçamentária da Superintendência Geral de Eletricidade e Telecomunicações (Siget).
mem/lb/bm