11 de February de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Medos sobre a ofensiva política de Trump nos EUA

Medos sobre a ofensiva política de Trump nos EUA

Washington, 11 de fev (Prensa Latina) A ofensiva política do presidente Donald Trump, às vezes dificultada por uma série de ordens judiciais, está gerando temores de que os Estados Unidos possam estar à beira de uma crise constitucional.

A percepção na mídia local é que o uso desenfreado do poder executivo por Trump para restringir agências consagradas na lei, demitir funcionários e interromper gastos já aprovados pelo Congresso está começando a soar alarmes.

Para muitos, o presidente estaria desafiando abertamente a Constituição, assumindo um poder que a presidência não tem.

Nos últimos dias, muitas das ordens executivas de Trump enfrentaram contestações nos tribunais, e a maioria foi adiada indefinidamente ou temporariamente, sugerindo que o caminho à frente pode não ser fácil. Um juiz federal em Rhode Island decidiu ontem que o governo Trump não cumpriu sua diretriz anterior de suspender temporariamente um congelamento abrangente de financiamento.

A decisão lembrou a Trump e seus principais funcionários, em termos inequívocos, que “aqueles que fazem determinações privadas da lei e se recusam a obedecer a uma ordem geralmente correm o risco de serem acusados ​​de desacato criminal”.

A ordem do juiz distrital dos EUA John McConnell ocorre após outros reveses legais que colocam em questão os planos de Trump de reduzir e reformular o governo federal.

Também busca acabar com a cidadania por direito de nascença; lançou um expurgo de imigração com batidas e deportações que estão apenas começando; proibiu atletas transgêneros de participar de esportes femininos e quer reduzir a força de trabalho federal, entre outras medidas.

Mas uma pesquisa da CBS divulgada no domingo descobriu que 53% dos adultos aprovam o desempenho de Trump até agora, índices de aprovação acima dos normais para seu primeiro mandato (2017-2021).

Para cerca de 70% dos entrevistados, o presidente não fez nem mais nem menos do que “as mesmas coisas que prometeu na campanha” que o trouxeram de volta à Casa Branca por mais quatro anos.

lam/dfm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES