O enviado especial do presidente russo para o Oriente Médio e África também lembrou, em declarações ao jornal Izvestia na terça-feira, que a Síria sempre foi um parceiro importante para a Rússia no mundo árabe e no cenário internacional.
As relações entre nossos países têm sido historicamente amigáveis, baseadas nos princípios de respeito mútuo e consideração pelos interesses de cada um, acrescentou Bogdanov.
A Síria está passando por momentos difíceis hoje. Esperamos que seu povo supere com sucesso as muitas dificuldades decorrentes da crise prolongada no país. De nossa parte, estamos prontos para continuar fornecendo aos sírios a assistência necessária, disse o diplomata sênior.
Os eventos que levaram à mudança de liderança no país árabe em dezembro de 2024 não mudam nossas posições fundamentais. Sempre apoiamos e continuamos a apoiar a soberania, a unidade e a integridade territorial da República Árabe Síria.
Acreditamos que cabe aos próprios sírios determinar o futuro do país por meio de um amplo diálogo nacional, levando em consideração os interesses legítimos de todas as forças políticas e grupos étnico-confessionais, acrescentou o vice-ministro das Relações Exteriores.
lam/gfa/ls