Nas últimas horas, o navio Escanaba trouxe de volta à nação caribenha 132 indivíduos, capturados a 50 quilômetros a sudeste de Marathon.
Através de operações aéreas e marítimas, foi detectado um veleiro sobrecarregado de 30 pés que transitava para o noroeste entre Cuba e Cay Sal Bank.
O tenente da Guarda Costeira, Zane Carter, assegurou que é uma prioridade frustrar as tentativas de ingressar ilegalmente nos Estados Unidos por mar.
“Estamos comprometidos com nossa missão de proteger os Estados Unidos, assegurando nossas fronteiras marítimas”, afirmou Carter, citado pelo diário digital Haiti Libre.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos mantém uma presença contínua com meios aéreos, terrestres e marítimos no Estreito da Flórida, no Passo de Barlavento, no Passo de Mona e no Mar do Caribe, em apoio à Operação Sentinela Vigilante.
Qualquer pessoa – lembrou Carter – que tente ingressar ilegalmente nos Estados Unidos por mar será interceptada e repatriada, de acordo com a lei e a política de Washington.
mem/joe/bm