O correspondente indiano do meio de comunicação Russia Today (RT) afirmou que as autoridades de ambas as nações, numa reunião em Moscou no dia anterior, saudaram o progresso do intercâmbio nesse setor entre os dois países e defenderam um maior impulso.
A fonte refere-se às conversações entre o vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Patrushev, e o embaixador indiano na Rússia, Vinay Kumar, durante as quais o representante de Moscou manifestou interesse em desenvolver ainda mais o comércio mútuo.
Patrushev acrescentou que a Rússia está pronta para aumentar as exportações de óleos vegetais, gado e produtos da pesca, trigo e leguminosas para a Índia e, ao mesmo tempo, está disposta a importar mais produtos agrícolas do país do Sul da Ásia, incluindo frutas e vegetais.
No último ano financeiro, o comércio entre a Índia e a Rússia ultrapassou os 65 bilhões de dólares, em grande parte devido ao aumento das compras de petróleo da Rússia por Deli, disse a RT.
Ambos os países estabeleceram um novo objetivo no comércio bilateral de 100 bilhões de dólares até 2030, e no qual veem a agricultura como uma área chave para essa expansão, lembrou.
De acordo com a Autoridade de Desenvolvimento de Exportações de Produtos Agrícolas e Alimentos Processados (Apeda), a Índia é atualmente o oitavo maior exportador agrícola do mundo, com exportações no valor de cerca de 48,7 bilhões de dólares no ano fiscal de 2023-2024, disse a fonte de notícias.
No entanto, ele considerou as exportações agrícolas da Índia para a Rússia, que foram de 340 milhões de dólares, relativamente baixas, com arroz não basmati, carne de búfalo e alimentos processados entre as principais exportações.
Da mesma forma, citando declarações recentes de um funcionário da Apeda, a RT disse que a Rússia oferece oportunidades significativas para os exportadores indianos em diversas categorias, incluindo grãos integrais, leguminosas, milho, alimentos processados, especiarias e frutas.
“O mercado russo oferece amplas possibilidades para a exportação de produtos agrícolas e alimentares e Moscou está atualmente a apoiar a Índia, facilitando o acesso ao mercado para as empresas indianas”, disse o representante da Autoridade para o Desenvolvimento da Exportação de Produtos Agrícolas e Alimentos Processados.
O meio de comunicação russo lembrou que a Índia é o segundo maior produtor de frutas do mundo, conhecido pelas suas mangas, bananas e uvas, e afirmou que o seu setor de alimentos processados também está em expansão, com exportações avaliadas em cerca de 7,7 bilhões de dólares no ano passado.
oda/lrd / fav