O presidente do Djibuti, Ismail Omar Guelleh, parabenizou Youssouf e considerou sua nomeação um momento de orgulho para seu país e para a África.
Ele agradeceu em sua conta na rede social X pela confiança e apoio dos dignitários durante a votação na 38ª Assembleia Geral da UA. Sua liderança servirá à África com dedicação e visão, concluiu a publicação.
Enquanto isso, o presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, na mesma plataforma digital, comemorou aYoussouf também reconheceu a vitória do ministro das Relações Exteriores do Djibuti e agradeceu ao presidente cessante da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, por sua liderança exemplar.
Youssouf também reconheceu o ex-primeiro-ministro queniano Raila Amolo Odinga, outro candidato ao cargo na organização continental, por sua dedicação à cooperação regional.
A Somália apoia a UA em prol de uma África unida e próspera, disse ele. O secretário executivo da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), Workneh Gebeyehu, juntou sua voz às mensagens de congratulações para o novo presidente da Comissão da UA, que ele descreveu como uma confirmação retumbante da confiança depositada em você pelos líderes africanos.
Sua liderança chega em um momento crucial para nosso continente, pois enfrentamos desafios de paz, segurança e integração continental.
Além disso, a Assembleia escolheu a embaixadora da Argélia, Salma Haddadi, para o cargo de vice-presidente da Comissão da UA.
arc/nmr/glmv