O chefe da diplomacia cubana, que realiza uma visita oficial a esta cidade-estado como parte de uma viagem oficial que começou na Malásia e concluirá no dia 21 em Laos, fez as observações em sua conta na rede social X.
“É sempre produtivo reunir-se com Vivian Balakrishnan, ministra das Relações Exteriores de Singapura”, escreveu Rodríguez Parrilla.
Segundo o chanceler cubano, a reunião com sua colega de Singapura também foi uma oportunidade para refirmar sua disposição de continuar desenvolvendo as relações de amizade e cooperação que existem entre os dois países.
Balakrishnan fez uma visita oficial a Cuba em abril de 2023, que foi descrita pelo Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e Presidente da República, Miguel Díaz-Canel, como “muito significativa e um marco em nossas relações”.
Além disso, acrescentou que isso expressa a vontade de ambos países de continuar avançando nos laços e na cooperação bilateral.
Na ocasião, o chefe de Estado destacou a participação ativa dos empresários de Singapura em Cuba, com presença em setores importantes como o portuário – com a administração do porto e do terminal de contêineres da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel -, a biotecnologia, produtos farmacêuticos e turismo.
Esses negócios estão indo bem e abrem a possibilidade de encontrar novas áreas para o desenvolvimento da colaboração, incluindo uma de importância vital como a segurança alimentar, e outra no campo das energias renováveis.
Resumindo sua estada de quatro dias em Havana, a Ministra das Relações Exteriores de Singapura disse que a extensão territorial de Cuba é 150 vezes maior que a de seu país.
Balakrishnan também expressou sua admiração pela ilha e seu povo “por sua determinação, patriotismo, capacidade inovadora e vontade de seguir em frente, apesar dos desafios impostos a esse povo por mais de 60 anos”.
O Ministro das Relações Exteriores de Cuba chegou aqui vindo da Malásia, onde confirmou a existência de capacidades para expandir a colaboração bilateral.
“Concordamos com o potencial de ambos os países para realizar projetos de cooperação econômica e comercial em várias áreas”, escreveu Rodríguez na rede social X ao final de uma reunião de cortesia com o primeiro-ministro Dato Seri Anwar bin Ibrahim.
Em sua primeira visita a Kuala Lumpur, o ministro cubano das Relações Exteriores também manteve conversas oficiais com seu colega Datuk Seri Mohamad Hasan e foi recebido em audiência oficial por Sua Majestade Sharafuddin Idris Shah, Sultão de Selangor.
Ele também testemunhou a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Agência Nacional de Notícias da Malásia e a agência de notícias latino-americana Prensa Latina de Cuba, entre outras atividades.
jha/mpm/jb