Concordamos com o progresso feito nos laços econômicos e comerciais, no investimento e na cooperação em diversas áreas, particularmente na produção e fornecimento de arroz, energia, agricultura e biotecnologia, escreveu o ministro das Relações Exteriores na rede social X.
Minh Chinh, canal online da VTV, elogiou muito o desenvolvimento positivo do relacionamento exemplar entre Vietnã e Cuba e expressou seu desejo de continuar a aprofundá-lo e torná-lo mais prático e eficaz.
O primeiro-ministro vietnamita também sugeriu que ambos os lados aumentem o intercâmbio de delegações em todos os níveis e coordenem de perto a implementação dos acordos alcançados durante a visita de Estado a Cuba pelo Secretário-Geral do Partido Comunista (CPV) e pelo Presidente To Lam em setembro de 2024.
Ao mesmo tempo, disse a fonte, ele pediu a priorização da cooperação em produção de alimentos, energia renovável, biotecnologia e assistência médica, e a coordenação da implementação das atividades do “Ano da Amizade Vietnã-Cuba” para celebrar o 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas.
Os dois lados também concordaram em implementar efetivamente medidas para promover as relações econômicas, comerciais e de investimento, e muitas outras áreas de cooperação, em linha com o relacionamento político especial existente entre os dois países, acrescentou.
Por sua vez, a agência de notícias VNA publicou uma galeria de fotos em seu site em inglês que inclui momentos do encontro entre Rodríguez Parrilla e Minh Chinh.
De acordo com o programa conhecido pela Prensa Latina, o evento de amanhã começará com uma homenagem ao herói da independência vietnamita, o presidente Ho Chi Minh, a quem Rodríguez Parrilla e a delegação que o acompanha depositarão uma coroa de flores no mausoléu onde repousam seus restos mortais.
Logo depois, ocorrerão conversas oficiais com seu homólogo vietnamita, Bui Thanh Son, seguidas de conversas de cortesia com o presidente da nação, Luong Cuong, e com o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã (CPV), To Lam.
Por fim, Rodríguez Parrilla manterá um encontro com membros da missão diplomática de Cuba aqui.
A visita oficial do chanceler cubano ao Vietnã faz parte de uma viagem que já o levou à Malásia e Cingapura e terminará no dia 21 no Laos.
mem/mpm/ls