Enquanto realizavam patrulhas de vigilância para proporcionar tranquilidade aos habitantes da cidade de Ayuba, no município de Culiacán, os agentes localizaram três prédios usados para a produção e distribuição de substâncias ilícitas, de acordo com um metanfetamina, equivalente a 4,969 milhões de doses.
O impacto econômico sobre as organizações criminosas é de 1,462 bilhão de pesos (72 milhões de dólares)”, diz o texto. As ações operacionais envolveram elementos dos Ministérios da Defesa, da Marinha e da Segurança e Proteção ao Cidadão, bem como da Guarda Nacional, da Procuradoria Geral da República e das autoridades locais.
De acordo com os números oficiais, em pouco mais de quatro meses o governo mexicano prendeu 11 mil 600 pessoas por crimes de alto impacto e apreendeu 5 mil 692 armas de fogo, além de 102 toneladas de drogas, incluindo 1.210 quilos e 1 milhão 266 mil comprimidos de fentanil.
Até agora, no mandato da presidente Claudia Sheinbaum, que começou em 1º de outubro, foi implementada uma estratégia de segurança baseada em quatro pilares: atenção às causas, consolidação da Guarda Nacional, fortalecimento da inteligência e investigação e coordenação com os estados.
Posteriormente, foi realizada uma ação coordenada e simultânea com a execução de três ordens de investigação técnica em diferentes locais, onde as drogas foram encontradas.
As propriedades foram lacradas e colocadas sob custódia policial, enquanto o Ministério Público foi notificado para proteger as drogas. Com essa apreensão o comunicado emitido pelo gabinete de segurança.
arc/las/glmv