A cerimônia de assinatura ocorreu no Instituto Centenário de Endocrinologia de Moscou, onde a diretora da instituição, Natalia Mokrysheva, descreveu o evento como um passo importante no fortalecimento dos laços russo-cubanos no trabalho conjunto no campo da endocrinologia.
“Estamos confiantes de que nossa cooperação abrirá novos horizontes para a implementação de métodos de tratamento inovadores e pesquisas científicas, o que, por sua vez, beneficiará nossos pacientes e toda a comunidade médica”, disse o membro da Academia de Ciências do gigante eurasiano.
Continuamos confiantes de que o acordo de integração com o CIGB abrirá novas oportunidades para expandir e aprofundar a cooperação científica, facilitando a troca de experiências e treinamento clínico, relações amigáveis e comerciais no campo da medicina e da saúde, enfatizou Mokrysheva.
Por sua vez, o vice-diretor geral do CIGB, Jorge Valdés, disse à Prensa Latina que estava satisfeito que ambos os centros tivessem consolidado sua longa amizade com a assinatura deste acordo. “Espero que nossa cooperação seja muito frutífera, tanto científica quanto praticamente”, disse ele.
Ele acrescentou que o projeto expandirá o desenvolvimento da pesquisa genética molecular para o tratamento de doenças hereditárias, genéticas e endócrinas, ao mesmo tempo em que combinará as capacidades das duas instituições para continuar avançando na pesquisa genética molecular em benefício de pacientes russos e cubanos.
“O passo que demos hoje é resultado de um trabalho conjunto realizado ao longo dos últimos 10 anos, por meio do intercâmbio de diferentes terapias de origem cubana, como o tratamento para combater úlceras do pé diabético com o medicamento Eberprot-P”, explicou Valdés.
De 2017 a 2019, o Departamento de Pé Diabético do Centro Nacional de Pesquisa Médica de Endocrinologia da Rússia conduziu ensaios clínicos com Eberprot-P, que demonstrou sua eficácia pronunciada no tratamento de feridas crônicas do membro inferior em pessoas com diabetes, refere-se à pesquisa da entidade russa.
Estudos demonstraram que o medicamento, desenvolvido por especialistas do CIGB, reduz significativamente o tempo de cicatrização de feridas, a internação hospitalar e a incapacidade nessa categoria de pacientes.
Com base nos resultados dos testes, esse método foi registrado nas diretrizes clínicas para o tratamento de úlceras do pé diabético no sistema de saúde russo.
Em 18 de fevereiro de 1925, o Centro Nacional de Pesquisa Médica de Endocrinologia foi estabelecido pelo Ministério da Saúde da Federação Russa como um complexo médico, diagnóstico, pesquisa científica e educacional único e moderno de perfil endocrinológico para a nação eslava e os países da Comunidade de Estados Independentes.
ro/odf/ls