O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, referiu-se à recente operação conjunta contra o crime organizado na região da fronteira entre a Tailândia e Mianmar.
Ele informou que a ação entre os três países levou ao desmantelamento de vários pontos de fraude e à prisão de um grande número de suspeitos.
De acordo com dados preliminares, pelo menos 200 cidadãos chineses foram extraditados para o gigante asiático como parte dessa operação, e espera-se que mais grupos de suspeitos cheguem à China nos próximos dias.
Guo enfatizou que as medidas tomadas pela Tailândia e Mianmar para combater esses crimes foram decisivas.
Ele saudou a cooperação bilateral e destacou que essas ações protegem a segurança e os direitos dos cidadãos chineses, bem como de outros países envolvidos.
Em um caso relacionado, as autoridades Filipinas prenderam recentemente mais de 400 pessoas envolvidas em atividades fraudulentas, incluindo mais de 100 cidadãos chineses. Guo pediu a Manila que resolvesse definitivamente os problemas associados ao setor de jogos de azar on-line.
Ele também expressou a disposição da China em cooperar com as Filipinas no combate ao crime transnacional e em garantir a proteção legal dos cidadãos chineses nas Filipinas.
Beijing observou que a fraude telefônica e cibernética surgiu como um desafio de segurança global, exigindo maior cooperação internacional.
mem/idm/bm