O romancista disse que as regras do concurso especificam a data da cerimônia de premiação, que o Ministério da Cultura não cumpriu, nem marcou uma nova data. Ele disse que isso ocorreu porque suas críticas ao governo incomodaram as autoridades do Ministério da Cultura.
Dumett ganhou o prêmio literário de 2024 por seu romance “Camarada Jorge e o Dragão”, uma ficção sobre Eudocio Ravines, um líder comunista que se tornou agente dos EUA e é considerado um caso de apostasia ideológica
Segundo o escritor, uma resolução discretamente emitida teria determinado que não haveria cerimônia de entrega do prêmio literário, e ele acrescentou que não ficaria surpreso se a medalha chegasse à sua casa pelo correio, com o que o referido ministério diria que havia cumprido.
Com relação aos comentários sobre os motivos do adiamento, ele disse que “eu simplesmente tenho ressaltado continuamente que a Sra. Dina Boluarte acabará na cadeia quando o pêndulo da história acertar as coisas”.
Dumett reiterou que “este governo tem um lado criminoso” e acrescentou que seus comentários não são originais, porque “a grande maioria da população pensa e se sente assim em relação a este governo, que tem um índice de aprovação de 3,0% nas pesquisas”, ilustrou.
oda/mrs/glmv