23 de February de 2025

As eleições atípicas foram convocadas depois que o Conselho de Estado declarou nula e sem efeito a eleição do governador Carlos Marroquín e do prefeito de Puerto Guzmán, Miguel Ángel Muñoz, alegando que eles haviam se envolvido em dupla militância.

O Registro inscreveu quatro candidatos a Governador, e na lista estão John Molina com o apoio do Partido Conservador, Autoridades Indígenas da Colômbia e Movimento Alternativo Indígena e Social; e Jonny Portilla pelo Partido Liberal com apoio da Fuerza de La Paz.

Também concorrem ao cargo Jhon Freddy Peña, da coalizão Putumayo Sigue Adelante, e Miguel Ángel Rubio, que faz parte da coalizão Pacto Histórico.

Segundo o Registro Civil Nacional, mais de 500 funcionários da entidade serão mobilizados nos 13 municípios daquele departamento.

A mesma organização anunciou que o sistema de biometria facial será implementado nas mesas de votação daquela região do país.

Segundo o registrador, Hernán Penagos, todas as condições no departamento estão reunidas para a realização das eleições, e os documentos eleitorais estão prontos.

“Isso nos dá a certeza de que o processo eleitoral será realizado com todas as garantias e transparência”, disse a autoridade.

Em conexão com as eleições, o Governo Nacional, por meio do Ministério do Interior, decretou o fechamento das fronteiras com o Equador e o Peru por um dia inteiro, das 18h (horário local) do dia 22 de fevereiro até o mesmo horário de hoje.

Da mesma forma, de acordo com a Missão de Observação Eleitoral, esta organização destacará 32 pessoas credenciadas para realizar observações em oito municípios: Mocoa, Valle del Guamuez, Orito, Puerto Guzmán, Puerto Asís, Puerto Caicedo, Colón e San Francisco.

Por sua vez, a Defensoria do Povo convidou a população a exercer seu direito fundamental de votar como decisão única e sem ceder à pressão de grupos armados que exercem sua influência em Putumayo.

O Exército Nacional também informou o envio de uma força de aproximadamente três mil soldados para garantir o normal desenvolvimento das eleições.

mem/ifs/hb

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES