Uma nota divulgada pela assessoria de imprensa da RAI, emissora pública italiana, indica que o cantor e compositor Federico Olivieri, conhecido como Olly, após uma semana de hesitação, anunciou sua decisão por meio de uma mensagem nas redes sociais, de modo que seu lugar será ocupado por Lucio Corsi, segundo colocado em San Remo 2025.
Olly, 23, que venceu a final do Festival da Canção Italiana em 16 de fevereiro com sua própria música Balorda Nostalgia, disse: “Estou me fazendo perguntas e pedindo a opinião de todos há dias, e a resposta é sempre a mesma: no final, você tem que fazer o que quer.”
“Acredito firmemente que preciso me conectar com tudo o que está acontecendo comigo, antes de olhar além” e “é por isso que decidi abrir mão da oportunidade de participar do Eurovision, ciente de que é uma daquelas coisas que talvez só aconteçam uma vez na vida”, acrescentou.
Corsi, 31, que trouxe sua música Volevo essere un duro para San Remo, anunciou que “nos veremos no Eurovision”, agradeceu “a todos” e reconheceu que está “muito feliz” por sua surpreendente inclusão na 69ª edição da competição continental.
“Sempre persegui guitarras que escaparam de seus estojos, pianos que escaparam de suas casas, gaitas que foram levadas pelo vento, e desta vez irei atrás dos instrumentos novamente”, acrescentou o cantor e compositor italiano.
No próximo Festival Eurovisão da Canção 2025, um dos mais importantes do gênero no mundo, será realizado no estádio St. Jakobshalle, em Basileia, 25 artistas competirão por seus respectivos países em duas semifinais, nos dias 13 e 15 de março, enquanto o vencedor será anunciado no dia 17 de março, na gala de encerramento.
jha/ort/hb