Atual chefe do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como o Banco dos Brics, a ex-governante foi hospitalizada depois de apresentar sintomas como pressão alta, tonturas e vômitos.
A internação foi confirmada pelo Shanghai East International Medical Centre, onde Dilma ainda está se recuperando.
De acordo com funcionários da unidade de saúde, a ex-presidenta está estável e passa bem desde sua admissão no hospital.
Apesar de seu estado de saúde estar sob controle, Dilma teve que cancelar sua participação na reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais dos países do Brics, que está sendo realizada na Cidade do Cabo, África do Sul.
Originalmente, o grupo era formado por Brasil, Rússia, Índia e China e tinha o acrônimo Bric. Desde 2010, passou a incluir também a África do Sul e foi renomeado para Brics.
Atualmente, também são membros o Egito, a Etiópia, a Indonésia, o Irã, a Arábia Saudita, a Etiópia, os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos.
Há duas categorias de participação no bloco: países membros e parceiros. Esses últimos tornam-se membros com status inferior ao de membros plenos, mas com a possibilidade de participar de cúpulas e reuniões temáticas.
Cuba, Belarus, Nigéria, Bolívia, Cazaquistão, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão entraram recentemente para a aliança na categoria de nações parceiras.
oda/ocs/glmv