26 de February de 2025

Conhecido como El Grito de Baire, ocorrido em 24 de fevereiro de 1895, marcou o início daquele conflito organizado desde o exílio pelo Herói Nacional José Martí, com o qual continuaram as lutas pela independência da Ilha.

O próprio presidente cubano destacou nas redes sociais X sua participação na principal cerimônia realizada nesta segunda-feira no país, por ocasião do aniversário.

É 24 de fevereiro e estamos reunidos em Baire para celebrar que há 130 anos Cuba acordou com o eterno grito de “Viva Cuba Livre” com a Guerra Necessária marciana, escreveu Díaz-Canel.

“A unidade prevaleceu sobre os fracassos e divisões do passado. A independência sagrada ainda estava para ser alcançada”, acrescentou.

Exatamente onde aconteceu, naquela cidade do município de Contramaestre, na província oriental de Santiago de Cuba, centenas de cidadãos recordaram os heróis do feito e destacaram o trabalho de organização e o desejo de independência de Martí.

A chamada Guerra Necessária ocorreu depois que os objetivos emancipatórios da guerra contra o colonialismo espanhol, que terminou em 1878, foram frustrados.

Como delegado do Partido Revolucionário Cubano, Martí contou com as figuras mais proeminentes da guerra anterior e conseguiu organizar um movimento que respondeu às suas ordens.

Várias condições sociais e políticas levaram ao conflito. Além disso, a economia cubana ainda estava em crise, a política de impostos altos da Espanha continuou, e os Estados Unidos se tornaram a metrópole econômica.

Apesar do sacrifício dos patriotas cubanos, a intervenção dos EUA no final da Guerra Necessária (1898) sabotou o objetivo da independência e deixou Cuba sujeita à dominação neocolonial de Washington.

Décadas depois, esse conflito inspirou os combatentes do feito liderado por Fidel Castro, que alcançou a independência definitiva de Cuba com o triunfo da Revolução em 1º de janeiro de 1959.

Outros membros do governo cubano e lideranças partidárias também participaram do ato central em comemoração ao Grito de Baire, reconhecido como símbolo de resistência e dignidade.

jha/raj/ls

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES