25 de February de 2025

Essa visão é compartilhada pelos 3.300 participantes de 110 países que, junto com 160 jornalistas de 21 nações, constituem uma força participante na abertura, nesta segunda-feira, da 25ª edição do Festival do Habanos, um encontro que se destaca por ser o maior do gênero no planeta (Feira com 90 expositores de 10 países).

Apenas o Big Smoke de Las Vegas, Estados Unidos, compete, de alguma forma, mas este último não consegue apresentar seus charutos devido aos obstáculos que Washington tem contra Havana há mais de 60 anos em questões comerciais e financeiras, e por isso perde o primeiro lugar.

E eles não percebem isso no sentido de que, segundo o consenso dos especialistas, os charutos Havana são os melhores charutos premium ou artesanais do mundo, devido ao clima, aos solos e à experiência dos produtores.

Portanto, quando os executivos da corporação internacional Habanos S.A. Eles se encontraram hoje com a imprensa no Centro de Convenções da capital e ficaram satisfeitos com os resultados alcançados.

Essa é a opinião do vice-presidente comercial da Habanos S.A, Jorge Pérez, e do vice-presidente de desenvolvimento, José María López.

Eles então observaram que a receita do ano recém-concluído (2024) foi de US$ 827 milhões, representando um crescimento de 16% em comparação ao ano anterior.

Parte do seu sucesso se deve aos 4.705 estabelecimentos de venda distribuídos pelo mundo, como a rede que inclui La Casa del Habano (168), Cohiba Atmosphere (21), Habanos Specialist (1.311), Habanos Terrace (602) e Habanos Point (2.603), e sobretudo à qualidade.

Com base numa estratégia de 27 marcas e 33 novos produtos até 2024, com ênfase na qualidade em detrimento da quantidade, a China foi coroada em primeiro lugar em vendas em termos de valor, com destaque para para a região Ásia-Pacífico, aumento de 24%, seguida pela Espanha, Suíça, Reino Unido e Alemanha.

Agora comemoramos 150 anos da marca Romeo y Julieta, 90 da Montecristo, 185 da Partagás e 15 da Linha Behike da Cohiba.

Precisamente durante este Festival, em noites alternadas, celebra-se o 150º aniversário de Romeu e Julieta (Salão Cubanacán em El Laguito). H.Upmann no Capitólio em Havana e Behike’s 15 no encerramento e leilão de umidificadores no salão periférico da Pabexpo.

Tudo isso enquanto visitávamos as plantações de tabaco de Vuelta Abajo, na província cubana ocidental de Pinar del Rio, e as fábricas de charutos de

A Coroa, Partagás, H.Upmann, El Laguito e Carlos Baliño.

O programa completo inclui a Behike Habanos D.O.P (Denominação de Origem Protegida) Alliance com o uísque Dalmore de 15 anos, por exemplo, e a competição Habanos World Challenge.

No último dia, como é habitual neste tipo de encontro, são entregues os Prêmios Habano do Ano, com três indicações para cada categoria.

No caso da produção, competem os cubanos Ryniel Rojas, Roberto Sánchez e Linnel Marrero, com experiência produtiva tanto no campo quanto na indústria entre 12 e 38 anos.

Na categoria empresarial, estão competindo Luca Borla, da Itália, Alain Proietto, da Suíça, e Sami Alryhani, gerente da Avanti-Group Vietnam Co. Em Comunicação, Aleksandar Sipcic (Sérvia, Kuwait e Vietnã), Alexandre Groom (Austrália) e José Andrés Comena (Espanha) concorrem ao cargo de promoção do tabaco cubano.

As novidades deste ano, em termos de apresentação de produtos, muitas das quais estarão disponíveis para compra pelos participantes durante o Festival, estão em uma longa lista.

Entre os mais destacados estão o Romeo y Julieta Amantes, Husman Magnum 50 Gran Reserva Cosecha 2019, Behike Humidor 15th Anniversary, La Gloria Cubana Humidor 35th Anniversary, Habanos Bolívar Royal Gigantes Collection, Partagás Cedros

Buraco de Monterrey O Buraco de San Luis e os Chanceleres Diplomáticos.

E produtos exclusivos estarão em exposição durante esses dias, como o Montecristo Double Edmundo.

Pela primeira vez nesta edição eles apresentam o Habanos Private Selection, um programa único voltado para um grupo altamente exclusivo e privilegiado de amantes de charutos, aqueles aficionados que adquirem um umidificador nos leilões beneficentes do Festival e do Habanos World Days.

Assim, a edição atual é considerada por muitos participantes e repetentes de diversas nações como a mais glamurosa, recheada de novidades, que somadas a palestras, debates e master classes, completam um panorama único do setor tabagista, com tendências em destaque e abordagens para o futuro próximo.

oda/rfc/ls

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES