Os Rojos entraram em campo na Marquesa de la Ensenada em busca da terceira vitória consecutiva para se distanciar ainda mais do pelotão de frente, mas não conseguiram encontrar uma oportunidade de romper a defesa bem montada dos anfitriões.
Na classificação, o Scarlets, do técnico argentino Sebastián Bini, agora tem 18 pontos e o Leones, de Hernán Medford, subiu para o terceiro lugar com 16.
Os ocidentais têm 4-4-1, mas são imbatíveis, já que a derrota foi na tabela, após uma reclamação do Xinabajul-Huehue por ter escalado um jogador desqualificado, decisão da qual eles recorreram.
O Guastatoya (décimo colocado, com sete pontos) recebeu o Xinabajul-Huehue (nono colocado, graças aos nove pontos) no David Cordón e perdeu por 1 x 2, com a maior preocupação sendo o fato de estar em último lugar na tabela acumulada e com um pé no rebaixamento.
O Comunicaciones interrompeu uma série de seis jogos sem vitória no Cementos Progreso com uma vitória tardia por 2 a 1 sobre o Deportivo Malacateco (quinto colocado, 13 pontos).
O Los Cremas, treinado pelo técnico costarriquenho Ronald Gonzalez, subiu para sétimo lugar graças a seus 10 pontos.
Los Merengues ainda têm o jogo adiado da oitava rodada contra o atual campeão Xelajú MC para jogar no dia 27, também em casa.
O Super Chivos de Amarini Villatoro perdeu por 1 a 0 para o Cobán Imperial no José Ángel Rossi no último sábado.
A equipe de Alta Verapaz conseguiu sua segunda vitória consecutiva após o intervalo e agora está com 16 pontos (quarto), enquanto o Xelajú está em sexto lugar, com 12 pontos e dois jogos sem vencer.
O Achuapa não jogou dessa vez e o Antigua GFC (segundo colocado com 16 pontos) remarcou a partida contra o Deportivo Mixco para 16 de março devido ao empate na Copa dos Campeões da CONCACAF.
Os Coloniais saíram no dia anterior para enfrentar o Seattle Sounders no jogo de volta nos Estados Unidos na próxima quarta-feira, depois de perderem em casa por 1 a 3 para o Pensativo.
O pódio das equipes com mais troféus na Guatemala é formado pelo Comunicaciones FC (32), CSD Municipal (32) e Aurora FC (oito). Atrás deles está o Súper Chivos, com suas sete luas.
jcm/znc/jb