Organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em colaboração com o Ministério da Defesa e o Centro das Nações Unidas para a Manutenção da Paz (Cunpk), o evento de dois dias será inaugurado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Subrahmanyan Jaishankar, de acordo com fontes diplomáticas.
A reunião contará com a presença de Jean-Pierre Lacroix, Subsecretário-Geral das Nações Unidas, Departamento de Operações de Paz, e de Christian Saunders, Coordenador Especial da organização internacional, entre outras personalidades relevantes relacionadas com o domínio da manutenção da paz.
Estas operações da ONU foram criadas para ajudar os países em conflito a criar condições para uma paz duradoura, de acordo com o organismo internacional.
Devem fornecer segurança e apoio político para ajudar os países a fazer a difícil e rápida transição de um conflito para um ambiente pacífico, sem violar os princípios do consentimento das partes, da imparcialidade e do não uso da força, exceto em autodefesa e defesa do mandato.
De acordo com as Nações Unidas, a organização tem atualmente 11 operações em três continentes para facilitar o processo político, proteger os civis, ajudar no desarmamento, desmobilização e reintegração de ex-combatentes, apoiar a organização de eleições, proteger e promover os direitos humanos e ajudar a restabelecer o Estado de direito.
npg/lrd/bm