Na última semana, vários golpes contra o crime organizado ganharam as manchetes, incluindo a prisão de Kevin Alonso “N” (vulgo El 200), responsável pela segurança do líder da facção Los Chapitos do cartel de Sinaloa.
Algumas horas antes, as autoridades também anunciaram a captura de José Ángel “N”, o principal operador financeiro do mesmo grupo criminoso, que era responsável pelo planejamento de rotas para a distribuição internacional de fentanil, cocaína e metanfetamina.
O Ministério da Segurança e Proteção ao Cidadão informou recentemente a apreensão de 4.700 litros de metanfetamina líquida e 269 quilos da mesma substância em Sinaloa, a maior apreensão desse tipo durante a atual administração.
De acordo com dados oficiais, o México capturou 11.600 indivíduos por crimes de alto impacto de 1º de outubro de 2024 a 9 de fevereiro e apreendeu 5.692 armas de fogo, bem como 102 toneladas de drogas, incluindo 1.210 kg e 1.266.000 comprimidos de fentanil.
O governo chefiado por Sheinbaum está implementando uma estratégia de segurança baseada em quatro eixos: atenção às causas, consolidação da Guarda Nacional, fortalecimento da inteligência e investigação e coordenação com os estados.
lam/las/jb