25 de February de 2025

Segundo um comunicado oficial da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), a iniciativa “Linha Verde – Comunidades de Energia Renovável e Soberania Alimentar” é liderada também pelo Centro de Pesquisa de Proteínas Vegetais (CIPB).

O financiamento total do projeto é de cerca de três milhões de euros para nutrição e energias renováveis.

O projeto deve durar cerca de 36 meses e se concentrará no desenvolvimento da cadeia de valor da moringa e de outras plantas proteicas nos municípios de Los Palacios, Guane e Mantua, na província de Pinar del Río, e nos territórios de La Lisa e Playa, em Havana, capital da nação antilhana.

“A Línea Verde reafirma o compromisso contínuo da AICS e de seus parceiros de melhorar a qualidade de vida das comunidades locais por meio de práticas sustentáveis e resilientes, fornecendo soluções práticas para a segurança alimentar e energética”, disse o diretor da sede da AICS em Havana, Antonio Festa.

Outras entidades, como o Ministério da Agricultura da República de Cuba, o Instituto de Pesquisa Agroflorestal e o Instituto de Pesquisa Fundamental em Agricultura Tropical também estão participando.

A elas se juntam as ONGs italianas CISP e ARCS Arci Culture Solidali, bem como a Universidade de Pinar del Río, Hermanos Saíz Montes de Oca.

A Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, a União Europeia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram outro projeto colaborativo no final de 2024 com o nome de “Programa de transição ecológica para municípios sustentáveis em Cuba”, que beneficiará mais de meio milhão de cubanos (531.266).

Essa ideia também visa promover a autonomia energética e a agroecologia por meio do desenvolvimento local, mas desta vez nos municípios de Guanabacoa, em Havana; Isla de la Juventud; Martí, em Matanzas; Manicaragua e Remedios, em Villa Clara; e Yaguajay, Trinidad e Cabaiguán, em Sancti Spíritus.

Essa outra iniciativa, coordenada pelo lado cubano pelo Ministério da Economia e Planejamento e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, por meio de seu Centro de Desenvolvimento Local e Comunitário, conta com um financiamento global de 32,8 milhões de euros, fornecidos pela União Europeia (31 milhões de euros), pelo AICS (1,7 milhão de euros) e pelo PNUD (150.000 euros).

lam/cdg/jb

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES