O encontro, que terminará em 27 de fevereiro, baseia-se na Resolução 1540 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que afirma, entre outros aspectos, que a proliferação de armas nucleares, químicas e biológicas e seus sistemas de entrega por atores não estatais constitui uma ameaça à paz e à segurança internacionais.
De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, na reunião, que conta com 24 delegados de Bangladesh, Camboja, Indonésia, Iraque, Laos, Maldivas, Sri Lanka e Tailândia, também são abordados os Controles Comerciais Estratégicos para os Estados da Ásia e do Pacífico.
A Chancelaria destacou que a Índia participa de fóruns multilaterais relevantes e com países parceiros em questões de desarmamento, não proliferação e segurança internacional.
Acrescentou que a realização desse evento reflete o compromisso de longa data de Nova Delhi com os objetivos de desarmamento nuclear universal e não discriminatório, bem como com os objetivos de não proliferação de armas de destruição em massa e seus sistemas de lançamento.
A fonte diplomática ressaltou que o Escritório de Assuntos de Desarmamento apoia os esforços multilaterais voltados para alcançar o objetivo final de desarmamento geral e completo sob controle internacional rigoroso e eficaz.
Além disso, indicou, fornece apoio substantivo e organizacional para o desenvolvimento de normas na esfera do desarmamento por meio do trabalho da Assembleia Geral e de sua Primeira Comissão, entre outros órgãos. Da mesma forma, promove medidas de desarmamento por meio do diálogo, transparência e construção de confiança em questões militares, e incentiva iniciativas regionais, incluindo o Registro de Armas Convencionais das Nações Unidas.
lam/lrd/bm