25 de February de 2025

Durante a transmissão de seu programa semanal noturno Con Maduro +, o presidente anunciou que nesta terça-feira se reunirão intensamente durante todo o dia, das 06:00 às 18:00 hora local, “para começar a preparar a proposta e o dia inteiro de consulta e debate”.

Ele disse valorizar o fato de termos “uma bela Constituição que garante e permite que esses processos ocorram, sobretudo no momento e na hora exatos em que estamos fazendo isso, e com um povo consciente, educado e organizado”.

Com relação às comissões, ele disse que a primeira será coordenada pelo presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Jorge Rodríguez, e estará relacionada à Transformação, Modernização e Ampliação Democrática da Venezuela.

O Procurador-Geral da República e constituinte Tarek William Saab atuará como coordenador do segundo grupo, que tratará dos Princípios e Valores da Nova Sociedade, com base nos “princípios e valores da Constituição, que são muito avançados”, disse o dignitário.

A primeira combatente, deputada do Parlamento e assessora jurídica Cilia Flores, liderará a terceira Comissão Geral de Atualização sobre as ideias que estão surgindo, enquanto a vice-presidente executiva Delcy Rodríguez liderará a quarta, sobre o Novo Modelo Econômico, disse ele.

Maduro disse sobre esta última que há muitas “coisas bonitas que estamos fazendo agora, e conseguimos isso enfrentando as sanções e toda a guerra econômica”. Ele afirmou que eles cresceram diante das sanções (há mais de mil, de acordo com dados oficiais) e da guerra econômica, e “a Venezuela está avançando economicamente com seu próprio esforço e nada nem ninguém nos deterá”.

O presidente considerou importante que todos estejam atentos e participem, e garantiu que “as portas estão abertas para todos e aqueles que não acreditavam ontem e hoje dizem que acreditam, sejam bem-vindos ao debate e à construção porque a Venezuela é de todos nós e há espaço para todos nós”.

Ele disse estar muito motivado por esse processo, que o deixa “superenergizado, porque acredito que a sociedade pode ser atualizada, aperfeiçoada, modernizada e melhorada ainda mais com a nossa Constituição”.

Ele disse estar surpreso com o fato de haver pessoas de direita que nunca aceitaram o fato de terem votado contra a Constituição, que apoiaram todos os golpes de Estado neste país e agora dizem que a Carta Magna é intocável, que é a melhor que já tivemos na história.

Ele enfatizou que a Constituição venezuelana “é a melhor da história da América Latina e do Caribe e foi feita por Hugo Chávez com o povo, e agora vamos modernizá-la e aperfeiçoá-la”.

npg/jcd/jb

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES