Após ligar os sistemas de propulsão, o dispositivo decolou da ISS e iniciou sua descida da órbita, entrando nas densas camadas da atmosfera, onde começará a se desintegrar, e então seus fragmentos estruturais incombustíveis cairão em uma área não navegável do Pacífico, disse Roscosmos.
O Progress MS-28 atracou na ISS em 17 de agosto de 2024, transportando mais de 2,6 toneladas de carga para a estação orbital, incluindo suprimentos, combustível e equipamentos para diversos experimentos científicos, em particular o espectrômetro de raios X SPIN-X1-MVN.
O dispositivo, que varre o céu da Terra e mede o nível de radiação cósmica que envolve a Terra, foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Estudos Espaciais de Moscou para escanear o universo. Cada operação dura 72 dias e em três anos os cientistas planejam fazer 15 varreduras.
O espectrômetro foi instalado em 19 de dezembro pelos cosmonautas russos Alexei Ovchinin e Iván Vágner durante uma caminhada espacial que durou sete horas e 17 minutos.
oda/gfa / fav