O terceiro e último dia de competições no Palácio Olímpico da capital contará com vários atletas famosos, incluindo a francesa Romane Dicko, com quatro medalhas olímpicas, incluindo duas medalhas de ouro por equipes mistas, e os campeões mundiais de Doha 2023 Luka Maisuradze, Arman Adamian e Inal Tashoyev e o campeão mundial de Baku 2018 Guram Tushishvili.
Na categoria 78kg, destaca-se a portuguesa Patrícia Sampaio, medalhista olímpica de bronze em Paris 2024, enquanto na categoria acima de 78kg, a favorita é Dicko, medalhista mundial de ouro em Tashkent 2022, acompanhada de sua compatriota Julia Toloufa, vice-campeã mundial há dois anos em Doha.
Entre os homens, Maisuradze, da Geórgia, se destaca na lista inicial nos 90 e nos 100 o russo Adamian e o também local Ilia Sulamanidze, medalhista de prata nas cinco argolas em Paris 2024.
Geórgia e Rússia também estarão em alto nível nos 100kg com Tushishvili, que terminou em segundo lugar nos Jogos Olímpicos do ano passado e no Campeonato Mundial em Abu Dhabi, e Tasoyev, respectivamente.
Para a América Latina, as melhores opções de medalha estão nos 100 kg, com o cubano Ivan Silva, campeão do Grand Prix da Áustria nesta temporada e medalhista de bronze nos Grand Slams de Paris e Tashkent, e o brasileiro Leonardo Gonçalves, vice-campeão dos Grand Slams de Paris e Baku deste ano.
Até o momento, a região tem três pódios, a prata do brasileiro Michel Augusto nos anos 60 e os bronzes cubanos de Maylín del Toro (63) e Jonathan Charón (60).
mem/wmr/mb