Segunda-feira, Março 31, 2025
NOTÍCIA

Trump quer penas duras nos Estados Unidos por vandalismo contra Tesla

Washington, 23 mar (Prensa Latina) Com as denúncias de vandalismo contra a empresa de veículos elétricos Tesla, de Elon Musk, que aumentam hoje, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pareceu emitir uma clara ameaça: prisão por 20 anos.

Foi o que disse Trump em suas redes sociais ao referir-se aos casos de destruição de carros, concessionárias e estações de recarga em todo o país. “Aqueles que forem pegos sabotando veículos da Tesla provavelmente enfrentarão até 20 anos de prisão, incluindo aqueles que os financiam. Nós estamos olhando para frente!!!”, escreveu ele.

Mas o presidente foi além, sugerindo que os culpados de envolvimento em tais crimes poderiam acabar na prisão em El Salvador.

Uma referência óbvia ao mega-presídio Centro de Confinamiento del Terrorismo (Cecot), para o qual mais de 250 migrantes, em sua maioria venezuelanos acusados de pertencer à gangue criminosa Tren de Aragua, foram deportados.

A deportação ocorreu após uma proclamação presidencial de Trump invocando a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798, apesar de um juiz federal ter bloqueado temporariamente esse poder.

“Estou ansioso para ver esses terroristas cruéis receberem sentenças de 20 anos de prisão pelo que estão fazendo com Elon Musk e a Tesla”, enfatizou o ocupante do Salão Oval em um comunicado, acrescentando: ‘Talvez eles as cumpram nas prisões de El Salvador, que recentemente se tornaram famosas por suas excelentes condições’.

Ataques contra a Tesla foram relatados recentemente em Seattle, Kansas City, Las Vegas, Charleston e outras cidades dos EUA desde que Musk assumiu o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), uma agência federal criada por Trump em seu segundo mandato para – dizem – cortar os gastos e a burocracia do governo.

O Federal Bureau of Investigation disse em um comunicado na sexta-feira que incidentes contra Teslas foram registrados em pelo menos nove estados desde janeiro, incluindo incêndios criminosos, tiroteios e pichações.

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, chamou os eventos contra a Tesla de “terrorismo doméstico”. O mesmo fez Trump, que comparou o que estava acontecendo com a Tesla aos tumultos de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio.

“Isso não aconteceu em 6 de janeiro, eu garanto a vocês. Nada disso aconteceu em 6 de janeiro, o que é realmente incrível”, enfatizou Trump sobre o ataque ao Capitólio em 2021, cuja violência deixou cinco mortos e mais de 140 policiais feridos.

Os agressores do Capitólio, todos partidários de Trump, tentaram impedir à força a certificação da então vitória de Joe Biden, que havia vencido a eleição de novembro de 2020.

Até o momento, três pessoas foram acusadas por seu suposto envolvimento nos incidentes de vandalismo contra propriedades da Tesla em Salem, Oregon; Loveland, Colorado; e North Charleston, Carolina do Sul, lembrou o Politico.

mem/dfm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa