Uma nota publicada no site do jornal Corriere della Sera, de cujas páginas nasceu a ideia dessa comemoração há cinco anos, destaca que essa data foi escolhida por ser o dia, em 1304, em que, em sua maior obra, a Divina Comédia, ele iniciou a viagem ao outro mundo através do Inferno, do Purgatório e do Paraíso.
Entre as iniciativas em memória do pai da língua italiana, cuja produção literária data dos séculos XIII e XIV, estão as atividades em Florença, a cidade onde ele nasceu em maio de 1265, bem como em Ravena, onde foi enterrado após sua morte por malária em 14 de setembro de 1321.
Destaca-se a influência decisiva na construção da identidade italiana e da cultura moderna em geral desse importante intelectual renascentista, que também foi um renomado político, filósofo e linguista.
Por ocasião dessa data, batizada de Dantedí, também estão previstos eventos nas cidades italianas de Milão, Florença, Roma, Bolonha, Verona, Arezzo, Forlì, Treviso, Lucca, Milão e Gênova, onde ele viveu e trabalhou, bem como em Pisa, Siracusa, Nápoles e muitos outros locais.
Em Milão, o Museu de Sant’Eustorgio está organizando um fórum sobre o legado de Dante, enquanto em Pisa, no Palazzo dei Congressi, será realizado um encontro sobre o escritor para os jovens, e em Siracusa, o Comitê Dante Alighieri está organizando uma exibição do documentário Mirabile Visione: Inferno no Multisala Planet.
Em Siracusa, a Sociedade Dante Alighieri está organizando a apresentação da ópera Divina Commedia, composta por Marco Frisina em um libreto de Gianmario Pagano e dirigida por Andrea Ortis, acrescenta a fonte.
mem/ort/bm