As conversações, presididas pela ministra de Estado das Finanças da Etiópia, Semereta Sewasew, e pela secretária de Estado do Ministério de Relações Exteriores da Suécia, Diana Janse, centraram-se na adaptação às restrições financeiras globais, nas mudanças geopolíticas e na exploração de estratégias inovadoras para maximizar o impacto no desenvolvimento.
Ambas as partes enfatizaram a importância do financiamento catalisador para o progresso, a fim de fortalecer a mobilização de recursos domésticos, o crescimento econômico e as parcerias comerciais da África.
Durante a reunião, foi destacado o papel estratégico das empresas de Estocolmo no progresso sustentável de Adis Abeba, reconhecendo seus altos padrões de governança ambiental, trabalhista e social.
As partes exploraram oportunidades para alavancar a experiência da nação europeia em setores-chave, com ênfase especial no investimento sustentável e no desenvolvimento da cadeia de valor.
A reunião reafirmou o compromisso mútuo da Etiópia e da Suécia de fortalecer sua parceria de longa data, promovendo laços econômicos, engajamento do setor privado e crescimento sustentável que gera benefícios duradouros para seus povos.
mem/nmr/bm