Sábado, Março 29, 2025
NOTÍCIA

Exército consolida presença na capital sudanesa

Cartum, 26 mar (Prensa Latina) O exército sudanês, leal ao Conselho Soberano de Transição (CST), realizou hoje uma breve cerimônia no Palácio Presidencial, de onde expulsou dias atrás seus rivais, as Forças de Apoio Rápido (RSF).

As milícias RSF, lideradas pelo general Mohamed Hamdan Dagalo, e o CST, liderado pelo general Abdel Fattah al Burhan, estão no centro da guerra civil sudanesa, que já dura quase dois anos e causou a maior crise de refugiados da história, com 14 milhões de pessoas e mais de 24 mil mortes, em sua maioria civis.

O retorno do exército à mansão executiva e aos prédios oficiais reafirma o CST como autoridade nacional nesse país do nordeste da África e, portanto, diminui as chances de reconhecimento da criação planejada pela RSF de um governo paralelo.

No entanto, é improvável que essa vitória, fruto de uma ofensiva bem-sucedida, marque uma reviravolta definitiva na conflagração, pois as RSF dominam áreas no interior do país e ainda contam com o apoio logístico de aliados locais e internacionais.

Prova disso é o ataque aéreo no início desta semana em um mercado popular no estado de Darfur, que matou 54 pessoas e feriu 23, todos civis, atribuídos ao exército, cujos porta-vozes negam a alegação e afirmam que a ação tinha como alvo os comandantes da RSF.

mem/msl/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa