Em declarações à Prensa Latina, Tello, que também está encarregado da seleção de materiais, expressou sua confiança em que o público francês e, em particular, os parisienses e latino-americanos, compareçam ao espaço cultural Saint-Michel, uma espécie de templo da sétima arte construído em 1911 no emblemático Quartier Latin, durante os seis dias do festival.
Tello comentou que estava ansioso para compartilhar com os seguidores do festival o filme cubano De cierta manera, dirigido por Sara Gómez, que morreu durante as filmagens, e cujo trabalho foi continuado pelos cineastas Tomás Gutiérrez Alea e Julio García Espinosa.
Acho que é uma reflexão inteligente sobre política, colonialismo e o mundo masculino”, disse ele sobre o filme estrelado por Mario Balmaseda, Yolanda Cuéllar e Mario Limonta.
De acordo com o diretor do evento, para sua abertura e encerramento, são escolhidos filmes que provavelmente gerarão atenção do público, mas que não atendem aos requisitos para fazer parte da seleção em competição, destinada a propostas recentes, várias delas estreias na Cidade Luz.
O filme argentino Invasión (1969), de Hugo Santiago, encerrará o festival.
O Festival de Cinema Latino-Americano de Paris entregará quatro prêmios em 6 de abril: o Grande Prêmio do Júri CLaP de Melhor Longa-metragem e Melhor Curta-metragem, o Prêmio Universitário CLaP, decidido por estudantes universitários, e o Prêmio do Público CLaP.
Tello destacou a oportunidade que esse festival da sétima arte representa para que os franceses se aproximem do cinema latino-americano e para que cineastas e atores dessa parte do mundo tornem seu trabalho conhecido no velho continente.
mem/wmr/bm