Com duração de 108 minutos, o filme conta a história do astronauta russo Yuri Gagarin, que se tornou o primeiro homem a viajar para o espaço a bordo de um foguete Vostok em 1961.
Estrelado por Yaroslav Zhalnin, a linha do tempo do docudrama se aproxima do período que o piloto de caça e cosmonauta soviético levou para circunavegar a Terra antes de retornar.
O filme “Lev Yashin: Goleiro dos Meus Sonhos”, feito pelo cineasta e produtor russo Oleg Kapanets, também foi exibido no dia anterior como parte da exposição de filmes da nação eurasiática, que foi aberta na terça-feira com a conferência “Produção Cinematográfica Russa: Desafios e Oportunidades”.
O filme conta a história do lendário goleiro Lev Yashin, graças ao qual a equipe nacional da antiga União Soviética, em meados do século XX, ganhou os mais importantes prêmios de futebol.
“Estamos felizes em preparar uma atividade como essa com a presença do diretor do filme, que foi produzido em 2019”, disse Idania Castillo, codiretora da Cinemateca Nacional, na apresentação.
Por sua vez, o embaixador da Rússia no país, Mikhail Ledenev, agradeceu à mais alta liderança do governo pela atenção dada a essa iniciativa, ao mesmo tempo em que enfatizou a importância de o público nicaraguense apreciar os filmes russos, o que permite uma aproximação cultural com a nação eslava.
jcm/ybv/bm