Sábado, Março 29, 2025
NOTÍCIA

Panamá e Colômbia apostam em maior intercâmbio comercial

Cidade do Panamá, 26 mar (Prensa Latina) A apenas dois dias da visita do presidente colombiano Gustavo Petro ao Panamá, os governos de ambos os países apostam hoje em uma relação mais forte, particularmente no comércio.

Foi o que reafirmou o embaixador da nação sul-americana, Fabio Mariño, na inauguração do pavilhão da 41ª Feira Internacional do Comércio (Expocomer) nesta capital, que acolhe 20 módulos de diversas empresas com destaque para a Câmara do Pacífico.

O diplomata afirmou que a unidade simboliza essa nova aproximação para descobrir o potencial de negócios e maior intercâmbio entre dois povos já entrelaçados pela história, sentimentos e compromisso com o trabalho e a família.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá, Juan Arias, organizador desses eventos, destacou que mais do que nações vizinhas, são irmãs, ao mesmo tempo em que elogiou o fato de que das 41 feiras, a Colômbia esteve presente em 34 edições.

Em declarações à Prensa Latina, o diretor da Câmara de Comércio do Pacífico, Carlos Solaya, ressaltou que o comércio bilateral está avaliado em cerca de 414 milhões de dólares, com o setor de serviços se destacando por seus resultados.

Ele também defendeu a plena implementação do Acordo de Livre Comércio entre os dois países, ao mesmo tempo em que enfatizou a importância de estar nesta feira no Panamá, o segundo maior mercado para as exportações colombianas e o primeiro destino de seus investimentos.

Para Josio Ospino, representante da empresa Cosplast, com 23 anos no mercado, dedicada a produtos domésticos de plástico injetado, a Expocomer também é a oportunidade de chegar a mais países da região, Europa e Ásia, e assim agregar novos negócios aos já existentes, incluindo Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, República Dominicana, Porto Rico e Equador.

Até amanhã, quinta-feira, a Expocomer e outras quatro feiras paralelas dedicadas à logística, turismo, tecnologia e eletricidade contarão com a presença de representantes de 800 empresas de mais de 30 países.

Por outro lado, foi informado que na próxima sexta-feira o presidente Petro chegará ao istmo em uma visita oficial de um dia com temas na agenda como cooperação bilateral, migração irregular e interconexão elétrica, entre outros.

jcm/ga/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa