Segunda-feira, Março 31, 2025
NOTÍCIA

Chanceler da China viajará à Rússia para uma visita oficial

Beijing, 28 mar (Prensa Latina) O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, viajará à Rússia para reunir-se com seu homólogo Sergey Lavrov e outros líderes russos, confirmou hoje o Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com o porta-voz Guo Jiakun, a agenda oficial do ministro se estenderá de 31 de março a 2 de abril e será uma oportunidade para promover a implementação do consenso alcançado pelos líderes dos dois países.

Além disso, os lados discutirão o desenvolvimento futuro das relações bilaterais e abordarão questões internacionais e regionais de interesse comum, acrescentou.

O porta-voz enfatizou que a China e a Rússia têm uma parceria estratégica abrangente para uma nova era baseada nos princípios de boa vizinhança permanente, cooperação e benefício mútuo.

De acordo com Guo, esse relacionamento contribuiu para o desenvolvimento e a revitalização de ambas as nações, bem como para a manutenção das normas fundamentais das relações internacionais.

Recentemente, o presidente chinês Xi Jinping enfatizou que Moscou e Beijing são “verdadeiros amigos forjados no fogo” e pediu uma comunicação próxima em todos os níveis.

Por sua vez, Wang Yi observou que as comunicações frequentes entre Xi e o presidente russo Vladimir Putin refletem o alto nível e a singularidade das relações bilaterais.

A visita do diplomata-chefe à Rússia ocorre em meio a um contexto internacional marcado pela recente rodada de negociações entre o país eslavo e os Estados Unidos.

Além disso, a China e a Rússia estão se preparando para as comemorações, em cada país, do 80º aniversário da vitória sobre o Japão e do fim da Segunda Guerra Mundial.

De fato, fontes diplomáticas do país eslavo já confirmaram a presença de Xi na comemoração do 80º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica, em 9 de maio.

mem/idm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa